Cerca de 20 jovens foram pré-selecionados nesta sexta-feira (13) e serão encaminhados para entrevistas em empresas do setor de transporte, para vagas de jovem aprendiz / Foto: Ascom/Sest Senat-RR /
Com foco na preparação de jovens para o mercado de trabalho, o Sest Senat Roraima promoveu uma capacitação, por meio do projeto Jovem Protagonista, voltada a meninos e meninas dos 14 aos 24 anos. O treinamento contou com a participação de 50 alunos.
Nesta sexta-feira (13), último dia da capacitação, cerca de 20 jovens foram pré-selecionados e serão encaminhados para entrevistas em empresas do setor de transporte, para vagas de jovem aprendiz. O Sest Senat indicou os alunos que mais se destacaram durante as aulas, atendendo aos critérios pré-definidos pelas empresas.
As aulas foram ministradas pela instrutora do Sest Senat, Alana Maia, durante três dias desta semana. Os alunos tiveram orientação sobre carreira profissional, elaboração de currículo atrativo, ética profissional, atendimento ao cliente, além de palestra sobre a Lei da Aprendizagem, e outros temas.
“Ministrar essa capacitação foi uma ótima oportunidade, porque observei muitos jovens com vontade de entrar no mercado de trabalho. Os alunos identificaram onde podem melhorar, o que esperam do mercado de trabalho. Então, foi uma experiência muito gratificante para mim e para eles [alunos]”, disse Alana.
O coordenador de Desenvolvimento Profissional do Sest Senat, Jorge Lino, disse que essa capacitação foi importante para contribuir para a formação de uma nova geração mais qualificada, assim como ampliar as chances de inserção desses jovens em empresas. Os alunos ainda tiveram acesso a plataforma do Sest Senat, que tem mais de 200 cursos variados.
“Agora, os pré-selecionados serão encaminhados para o processo de seleção para participarem de entrevistas, em empresas do segmento de transporte para possível contratação”, comentou.
Jovens se dizem preparados para o mercado de trabalho
Os jovens pré-selecionados vão para a fase decisiva do processo que aproxima estudantes do mercado de trabalho e amplia oportunidades de formação profissional e renda para quem busca iniciar a carreira.
Entre os 20 alunos que vão para a etapa de entrevista estão Agatha Stuart, 19 anos, e Rafael Pereira, 16 anos.
Agatha disse que aprendeu bastante na capacitação e que se sente preparada para entrar no mercado de trabalho. “Aprendi bastante, adquiri mais conhecimento e eu sei lidar com situações que antes eu não saberia”.
Para Rafael, a chance de ingressar no mercado de trabalho representa mais do que um emprego.
“Essa capacitação do Sest Senat me deu a possibilidade de aprender sobre diversos assuntos que envolvem o mercado de trabalho, além de me proporcionar escolher uma profissão, ter uma renda e contribuir com a família, além de dar os primeiros passos rumo à autonomia e ao futuro profissional”, comentou.
EDILSON RODRIGUES

