VIVA RORAIMA: Sebrae e Governo do Estado transformam diversidade cultural em oportunidades de negócios
Postado
26/04/2025 13H29

Feira cultural segue até o domingo (27) e fortalece ambiente de negócios, destacando o potencial turístico e criativo do estado / Foto: Ascom/Sebrae/RR /
Começou nesta sexta-feira (25) o maior festival cultural de Roraima, o Viva Roraima, no Parque Anauá, em Boa Vista. O evento, que segue até domingo (27), reúne música, gastronomia, arte, empreendedorismo e turismo em uma programação gratuita, com o objetivo de impulsionar a economia local e valorizar os atrativos do estado. Realizado pelo Sebrae Roraima, Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e Governo do Estado, com apoio de entidades como Fier, Fecomércio RR, Abav e Abrasel, o festival é uma vitrine para o potencial turístico e criativo de Roraima.
O diretor superintendente do Sebrae Roraima, Emerson Baú, destacou a importância do turismo como um setor que movimenta diversos segmentos da economia. “Nós temos no turismo a chamada indústria limpa, onde você tem o fortalecimento de diversos segmentos dentro desse setor. O Viva Roraima vem justamente para mostrar que, para além das atrações naturais, nós temos o setor gastronômico e a economia criativa, que estão diretamente vinculados”, afirmou.
Baú ressaltou ainda a participação dos municípios no evento. “Também foram convidados todos os municípios do Estado para que eles possam, cada um, apresentar suas potencialidades, para que nossa sociedade possa conhecê-los”. Essa integração entre localidades fortalece a identidade cultural e econômica de Roraima, incentivando o turismo interno e externo.
Bruno Brito, diretor do Departamento de Turismo da Secult, reforçou a importância da parceria entre o governo e o Sebrae no desenvolvimento do turismo. “Essa parceria com o Sebrae já é muito antiga, desde 2019, quando o governador Antonio Denarium assumiu o governo do estado. O Sebrae é um braço importante da economia de Roraima e do Brasil, porque apoia os micro e pequenos empreendedores na construção dos seus modelos de negócio, e o turismo não é diferente”, explicou.
Brito destacou ainda as ações do governo para fomentar o setor. “O papel do governo do estado hoje é fomentar roteiros, rotas turísticas, qualificar os produtos, preparar as pessoas para operar esses serviços, diversificando a nossa economia, de norte a sul do estado, desde o Monte Roraima até o Baixo Rio Branco”.
Oportunidades para empreendedores e valorização da cultura local
Jessé Fernandes, empresário do ramo turístico e expositor no evento, falou sobre os desafios e oportunidades do setor no estado. “A gente reconhece que, para o nosso estado, devido à distância geográfica, fazer turismo pode ter um custo elevado. No entanto, com planejamento, esse turismo é possível. E esse espaço que o Sebrae, junto com o governo de Roraima, nos dá nesse evento, é uma oportunidade para a captação de clientes e fortalecimento desse mercado”, disse.
Já Karynna Stael Macuxi, empresária de Pacaraima, representando a economia criativa indígena, destacou a importância do evento para a divulgação da cultura local. “É uma iniciativa criativa e que abre o leque para que vários artistas, empreendedores e visitantes venham estar aqui. O público local é importante e ele deve conhecer o que temos a oferecer na nossa região. Muitas vezes, quem é de fora conhece o nosso estado mais do que nós mesmos”, afirmou.
Karynna também apresentou produtos da comunidade indígena Kauwê, como moda e artesanato, reforçando a riqueza cultural de Roraima. “Aqui é a nossa oportunidade de fazer a propaganda de Roraima, sejam os roteiros, a culinária e agora a nossa linha de moda indígena”, finalizou.
LEIA TAMBÉM:
- Sebrae Roraima fortalece trade turístico com capacitação e acesso a mercados
- Sebrae transforma culinária em experiência turística e negócios durante o Viva Roraima
- Empreendedora de Roraima transforma receita de família em sucesso na Agroind com apoio do Sebrae
FONTE: AGÊNCIA SEBRAE/RR
Categoria:Economia