MOBILIZAÇÃO: Em um único dia, ‘Mutirão da Inclusão’ da DPE-RR e parceiros, realiza mais de 400 atendimentos
Postado
27/04/2025 11H30

Segunda edição do evento voltado a pessoas com deficiência, síndromes raras e TEA, ocorreu durante este sábado (26) / Foto: Ascom/DPE-RR /
O pleno exercício da cidadania começa com a garantia de direitos para todas as pessoas. Com esta missão, o Mutirão da Inclusão, promovido pela Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR), associações da sociedade civil e órgãos parceiros, realizou neste sábado (26), 424 atendimentos voltados a pessoas com deficiência, síndromes raras e Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Ao longo do dia, além dos atendimentos da própria DPE-RR, a população teve acesso aos serviços da Defensoria Pública da União (DPU), Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Prefeitura de Boa Vista por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Família Que Acolhe e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Governo de Roraima por meio da Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) e Casa da Mulher Brasileira, Instituto de Identificação Odílio Cruz (IIOC) da Polícia Civil, Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (CAER), Centro Universitário Claretiano, Caixa Econômica Federal, Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Supermercado Norberto.
A ação aconteceu no prédio da DPE-RR, na avenida Sebastião Diniz, no Centro. Toda a estrutura foi pensada para levar conforto para as famílias, incluindo um espaço para as crianças, com brinquedos e atividades lúdicas para os pequenos, enquanto os pais ou responsáveis passavam pelo atendimento.
Esta é a segunda edição do Mutirão, que surgiu a partir de um pedido das associações da sociedade civil organizada, que procuraram a Defensoria para solicitar atendimentos jurídicos voltados a pessoas com deficiência, relembra o defensor público Rogenilton Ferreira, coordenador da ação.
“Foi a partir deste pedido que o defensor público-geral, Oleno Matos, teve o start de organizarmos uma grande ação, chamando diversos serviços em único dia e um único local. Fizemos no ano passado a primeira edição, que foi um projeto piloto, em que disponibilizamos 100 vagas para atendimento e no final foram atendidas 126 famílias. Esse ano, foram disponibilizadas 200 vagas e ultrapassamos 300 famílias”, detalha Ferreira.
Uma dessas famílias é a do agricultor Erlangio Rodrigues Messias. Ele, a esposa e a filha, Kayra Cadete Messias, de 13 anos, que possui TEA, saíram cedo da Comunidade Indígena Malacacheta, região do Cantá, para buscar atendimento no Mutirão junto ao INSS, órgão responsável pela operação do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
“Viemos para cá, fizemos o cadastro para a nossa filha e deu tudo certo. A gente só tem o que agradecer. Viemos buscar essa ajuda, pois ela precisa desse benefício”, explicou.
ATENDIMENTOS
O serviço do INSS, com demandas relacionadas ao BPC, foi o mais procurado durante o mutirão, registrando 77 atendimentos ao longo do dia. Gelbson Braga, gerente executivo do INSS em Boa Vista, destacou a importância de ações como essa.
“A sociedade necessita e a Defensoria está de parabéns pela iniciativa. Já é a segunda edição, no ano passado nós também participamos. E é de suma importância trazer as informações, os benefícios previdenciários, os serviços previdenciários a quem necessita. Às vezes, a família trabalha, tem algumas atribuições durante a semana e o tempo que ele consegue para se deslocar, para resolver algumas situações relacionadas a isso, é no final de semana, então a Defensoria está de parabéns. A DPE sempre foi uma grande parceira do INSS e o INSS é um grande parceiro da Defensoria Pública de Roraima”, salientou Gelbson.
Após o INSS, a DPE-RR ficou em segundo lugar na procura por serviços, com 74 atendimentos, seguido do Instituto de Identificação (55); dos atendimentos médicos por meio da Prefeitura de Boa Vista (43); das solicitações da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) por meio da Setrabes (41); e das atualizações e cadastro no CadÚnico por meio do CRAS (40).
DA REDAÇÃO
Categoria:Justiça