Estácio realiza Júri Simulado sobre homicídio ocorrido em 2021

O evento começa às 19h, no auditório da faculdade / Foto: Ascom/DPE-RR /

Mais uma edição do Júri Simulado será realizado nesta terça-feira (20) pelo Centro Universitário Estácio da Amazônia. A atividade faz parte das iniciativas da instituição que permitem colocar os alunos do curso de Direito em contato direto com a prática forense, simulando o julgamento real com base em caso concreto. O evento começa às 19h, no auditório da Estácio.

O coordenador do Júri, professor Bruno Caciano, explica que o simulado reproduz todas as etapas de um julgamento real, com estudantes desempenhando papéis essenciais de um júri como juiz, promotores, defensores, jurados e testemunhas. 

Desta vez, o caso em análise será um homicídio qualificado ocorrido em Boa Vista em julho de 2021. O acusado, na época, foi preso preventivamente. “Optamos por casos reais, sempre preservando a identidade dos envolvidos, para que os alunos vivenciem a dinâmica processual de forma autêntica”, explica o coordenador.  

De acordo com o professor, devem participar da atividade os alunos do 1º ao 10º semestre, distribuídos em diferentes funções, conforme seu nível de formação até o momento. “Os mais avançados assumem posições que exigem maior domínio técnico, enquanto os iniciantes têm a oportunidade de observar e aprender com a prática”, destaca Caciano. “A atividade visa desenvolver habilidades como argumentação, trabalho em equipe, oratória e solução de problemas, além de fixar conteúdos essenciais da formação jurídica”, completa. 

Ainda segundo o coordenador, o Júri Simulado da Estácio se consolidou como um instrumento pedagógico, que proporciona uma experiência próxima da realidade profissional. “É uma chance única para os alunos enfrentarem desafios que encontrarão em suas carreiras, seja como advogados, promotores ou magistrados”, afirma o professor Bruni. 

ALEXSANDRA SAMPAIO

Categoria:Educação

Deixe seu Comentário